-

Aba 1

Postado em 17 de Maio de 2019 às 10h52

Regras para prorrogação do auxílio-doença

Muitos brasileiros, amparados pelo auxílio doença, não se recuperam totalmente e precisam solicitar a prorrogação do benefício. O trabalhador que esteja incapacitado de exercer normalmente suas atividades, seja por causa de doença ou acidente de trabalho, poderá solicitar junto à Previdência Social o auxílio doença. Para receber este benefício, o segurado do INSS deve comprovar, por meio de perícia médica que está temporariamente incapacitado para o trabalho.

O requerimento de prorrogação deve ser solicitado pelo menos 15 dias antes do fim do auxílio doença, vale destacar que o segurado continua recebendo o auxílio doença, até que a nova perícia médica seja realizada. Pela internet, o segurado pode fazer o pedido de prorrogação do auxílio doença, e marcar também a data da nova perícia médica. Este serviço é disponibilizado pelo DataPrev no site oficial da Previdência Social.

No dia em que o segurado for realizar a perícia médica, ele deverá levar os seguintes documentos:

* Carteira de Identidade, que permita a identificação do paciente;
* Número do CPF;
* Atestado médico, exames, relatórios e demais documentos que comprovem o problema, e que apresentem dados atualizados sobre seu quadro de saúde.

O segurado, impossibilitado de comparecer ao local da perícia no dia marcado, pode solicitar que um representante legal compareça a uma unidade do INSS para remarcar a perícia. Para isso, no entanto, é necessário comprovar alguma impossibilidade, como internação hospitalar ou problemas de locomoção, a mesma só pode ser remarcada uma única vez.

Desde de novembro de 2017, os segurados do INSS podem contar com o serviço de prorrogação automática do auxílio doença, sem agendamento. Isso só ocorre, por sua vez, quando o tempo de espera para uma nova perícia médica ultrapassa um mês, se o tempo de espera para ser avaliado por um médico do INSS não passar de 30 dias, é necessário o agendamento.

Assim que o segurado se sentir apto, ele pode retornar ao trabalho normalmente, sem a necessidade de passar pela avaliação de um perito do INSS. É fundamental, no entanto, solicitar a cessação do auxílio doença em uma das agências da Previdência Social.

Fonte: Jornal Contábil.

Veja também

Como um ERP pode ajudar o controle tributário da sua empresa07/05/18 Entenda como um ERP pode ajudar o controle tributário da sua empresa O controle tributário é um dos processos que mais tomam tempo e demandam a atenção de profissionais dedicados em uma empresa. Certamente, você já vivenciou algum problema com um imposto atrasado ou um lançamento incorreto. Essas são dificuldades comuns entre as pequenas empresas,......
Prazo para entrega da DASN-SIMEI 2018 vence no final de maio25/05/18 A Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (MEI) relativa ao ano-calendário 2017, situação normal, deverá ser entregue até 31/05/2018. Está obrigado à entrega da DASN-SIMEI 2018 o empresário individual optante pelo SIMEI em algum......

Voltar para Notícias